Módulos
O Jogador e o Máximo Divisor Comum
Área:
MatemáticaAno de Escolaridade:
10º, 11º, 12º, 8º, 9º, Ens. Sup.Conteúdo Programático:
Máximo Divisor Comum.Descrição:
Este módulo coloca um desafio a um jogador de bilhar: quais deverão ser as dimensões da mesa de bilhar de forma que uma bola atirada de um canto, fazendo um ângulo de 45 graus, atinja outro canto fazendo exactamente 3 tabelas? Para simular possíveis soluções, estão disponíveis fios aramados e uma mesa de bilhar com largura fixa de 14 unidades e comprimento variável, tendo como máximo 22 unidades.
Outro exemplo da aplicação da noção de máximo divisor comum são os coxins - trabalhos de arte de marinheiro, com aplicação na tecelagem, que apresentam simetria em relação a um ponto ou a um eixo. Também poderão ser observados exemplos desta arte.
Este módulo possui uma "mini" mesa de bilhar, fios aramados, duas simulações de mesas, dois exemplos de coxins, além de 1 acrílico com instruções, 5 quadros expositivos e a placa de identificação da actividade.